A escolha do dia da semana é de grande importância na realização de qualquer ritual de magia ou simpatia pois pode agregar poderosos fluídos que, certamente, em muito aumentarão os resultados. Isso sempre ocorreu entre os magos e feiticeiras, principalmente aqueles oriundos da Bretanha (Inglaterra e Escócia) sendo incorporado muitos dos conhecimentos mágicos dos druidas e gauleses. São as seguintes as características de cada um dos dias da semana: DOMINGO:
Em inglês o nome é Sunday, originário do saxão Sunnandaeg, ou dia do Sol. Em português, a palavra domingo vem do latim Dominica, ou dia do Senhor. É indicado para rituais de agradecimentos, para pedir solução, desembaraçar situações complicadas, trazer luz sobre algum assunto, nos negócios e ou na vida pessoal.
Elemento: fogo
Cor: dourado, laranja e amarelo
Metal: ouro
Pedra: citrina, topázio amarelo e âmbar
Incensos: Mirra e Espiritual
Aroma para banho: Ervas Verdes e eucalipto
Dia regido pelo sol, o domingo se presta especialmente a determinadas simpatias que requerem reflexão, o que é beneficiado por ser feriado.
Para aproveitar todo o seu potencial, os rituais devem ser realizados sempre no período em que houver luz do astro-rei (dia claro), devendo-se evitar toda e qualquer prática quando o sol estiver encoberto ou estiver chovendo. O horário mais indicado para qualquer trabalho gira em torno do meio-dia, quando o sol estiver a pino e a sombra de quem faz a simpatia seja a menor do dia. Favorece especialmente aos procedimentos, para aumentar a força de vontade, melhorar aspectos comerciais, lidar com autoridades, pedir ajuda ou proteção.
Curiosidades : Alemão=Sonntag; Espanhol/Português=Domingo; Francês=Dimanche; Italiano=Doménica
______
SEGUNDA-FEIRA:
Corresponde, em inglês, é palavra Monday, originária do alemão Montag, ou dia da Lua. Propicia poderosos fluídos para a realização de encantamentos e simpatias destinadas a esfriar uma situação ou uma pessoa em todos os seus aspectos.
Elemento: água
Cor: branco, prata
Metal: prata
Pedra: pedra da lua, pérola, madrepérola (considerada nesta associação como pedra)
Incensos: madressilva, opium e lírio.
Aroma para banho: lírio e rosas brancas
Como é regido pela lua, o melhor período para a realização dos rituais é à noite, após o sol se por e o céu escurecer por completo. Se feitos durante o dia perdem muito do seu efeito, ofuscados pelo poder do sol. Devem ser especialmente observados os períodos em que se encontra a lua, pois eles acrescentam detalhes particulares ao momento da realização do procedimento, a saber:
Lua Nova: indicada para renovações, para solucionar assuntos em geral, exceto os de amor e sexo.
Lua Crescente: bom para todo tipo de ritual que envolva a necessidade de aumentar, fazer crescer ou avolumar-se.
Lua Cheia: para tratar de todos os assuntos ligados às demonstrações de amor e paixão e realização de grandes negócios ou mudanças radicais na vida, no trabalho ou em geral.
Lua Minguante: para os trabalhos que envolvam a necessidade de fazer diminuir, regredir, retroceder ou amenizar.
Neste dia podem ser feitas simpatias para tudo que se referir ao instinto, à sensibilidade, a assuntos emocionais, a assuntos específicos das mulheres, da vida doméstica e da família.
Curiosidade: Alemão=Montag; Espanhol=Lunes; Frances=Lundi; Italiano=Lunedi; Latim clássico=Dies lunae. Em Português segunda-feira refere-se ao segundo dia litúrgico assim, os demais dias se correspondem a uma sequência crescente até o sexto dia liturgico.
TERÇA-FEIRA:
Em inglês conhecido como Tuesday, ou dia de Tiw , deus da guerra, correspondente a Marte entre os romanos. É o dia ideal para realizar simpatias destinadas a resolver pendências, solucionar demandas, iniciar ou concluir processo judicial, enfrentar uma situação, vencer um obstáculo considerado intransponável e fazer as pazes.
Elemento: fogo
Metal: ferro e aço
Pedra: granada, hematita e rubi
Incensos: amarna, rosa vermelha e canela.
Aroma para banho: mel para mulheres e âmbar para homens
Dia de intensa atividade, sendo que o melhor horário para a realização de obras mágicas é entre as 9:00 da manhã e as 21:00 horas, sendo às 15:00 horas seu ponto mais forte. Privilegia principalmente as rituais voltados para os impulsos, a determinação, a masculinidade, as grandes decisões, as ações impetuosas, as competições em todos os sentidos e ao confronto. Simpatias voltadas para a solução de casos de impotência têm neste dia seu melhor período de realização, especialmente se feitas ao por do sol, quando a sombra está bem alongada.
Curiosidade: Alemão=Dienstag (dia de tyr); Espanhol=Martes; Francês=Mardi; Italiano=Martedi; Latim clássico=Dies Martis
______
QUARTA-FEIRA:
Em inglês o nome é Wednesday, o dia de Woden ou Odim, que corresponde ao deus latino Mercúrio ou Hermes, para os gregos. É o dia de se fazer celebrações que buscam soluções rápidas ou para tratar de assuntos urgentes.
Elemento: ar e terra
Cor: amarelo e marrom
Metal: alumínio e mercúrio
Pedra: Ágata, ágata de fogo e opala ( opala se seu signo solar for libra ou aquário)
Incensos: espiritual, mirra, benjoin e hortelã
Aroma para banho: floral para mulher e menta para homens
Este é o dia para se buscar as soluções rápidas, por isso os rituais devem ser feitos, em sua maioria, até às 9:00 horas da manhã ou, em último caso, até o meio-dia. Algumas vezes são recomendados serem feitos antes do sol nascer, principalmente àquelas ligadas ao intelecto e as faculdades mentais, sendo por isso indicadas para tudo que se relacionar a estudos, como provas, testes, exames, vestibular ou apresentação de trabalhos. Dia excelente também para resolver problemas de insatisfação em todos os seus aspectos, comércio, comunicação e cura de problemas de saúde.
Curiosidade: Alemão=Mittwoch (meio-de-semana); Espanhol=Miércoles; Francês=Mercredi; Italiano=Mercoledi; Latim clássico=Dies Mercurii
QUINTA-FEIRA:
Em inglês correponde à Thursday, dia de Thor, deus do trovão, regido por Júpiter ou Zeus para os gregos. Dia ideal para a realização das simpatias que envolvam grandes decisões ou dos assuntos polêmicos. Bom também para combater maledicentes, intrigantes e caluniadores de todo tipo.
Elemento: Água e fogo
Cor: Amarelo claro
Metal: estanho
Pedra: pirita, quartzo branco e turqueza
Incensos: sálvia, pathioli, violeta e hortelã
Aroma para banho: cítrico
Dia de grande poder, por isso mesmo reservado às grandes decisões, quando aos rituais podem ser feitos em qualquer horário, a partir do primeiro minuto até o último. Privilegia todo tipo de simpatia envolvendo soluções que dependam de poder ou de ajuda de poderosos, favorece a prosperidade, a sabedoria, a serenidade, a dignidade, valores morais e ao uso consciente dos poderes físicos e mentais de cada pessoa. Indicado particularmente para a realização de celebrações de defesa, feitas á luz do sol, e de ataque, feitas no período de escuridão, isto é, na madrugada ou
à noite. Como o período de trevas é separado pelo dia, os bruxos costumam fazer seus feitiços de ataque na madrugada, repetindo-a à noite, tornando-as duplamente poderosas.
Curiosidade: Alemão=Donnerstag (dia do trovão); Espanhol=Jueves; Francês=Jeudi; Italiano=Giovedi
______
SEXTA-FEIRA:
Denominado em inglês como Friday, ou dia de Freya, deusa do casamento. Entre os latinos, era o dia de Vênus, deusa do amor que, para os gregos, era chamada de Afrodite. Dia das simpatias para o sexo, amor, namoro, noivado, casamento, amantes, alcova e tudo que se relacionar ao amor e ao prazer sexual.
Elemento: ar e terra
Cor: verde e rosa
Metal: cobre
Pedra: opala, ametista, quartzo rosa, rodocrosita
Incensos: Rosa vermelha, rosa branca, jasmim e maçã
Aroma para banho: rosas para mulheres e pinho para homens
Este é o dia do amor e do ódio, pois esses dois sentimentos andam muito juntos. Para os trabalhos voltados ao amor, o melhor horário é o período das 18:00 horas, pulando depois para o das 21:00 até as 24:00 horas.
Para os rituais de ódio, os trabalhos de amarração, de atraso de vida, de ataque ou de amansar, o horário será sempre o da meia-noite em ponto, sendo que o período correspondente a doze badaladas de um carrilhão, mais ou menos trinta segundos, é dos mais fortes negativamente, pois é quando se abrem os portões do inferno e o diabo ouve os pedidos pessoalmente.
Curiosidade: Alemão=Freitag; Espanhol=Viernes; Francês=Vendredi; Italiano=Venerdi
______
SÁBADO:
Em inglês significa Saturday, em homenagem a Saturno, deus do tempo, ou Cronos, para os gregos. Também é relacionado ao "Shabbath" o sétimo e derradeiro dia litúrgico da Criação onde o Senhor descansou. Dia indicado especialmente para os rituais que precisam superar as barreiras do tempo e da idade, para aquelas que pretendem estabelecer uma situação duradoura ou definitiva.
Elemento: ar e terra
Cor: branco, cinza e preto
Metal: chumbo
Pedra: obsidiana, ônix, turmalina negra
Incensos: alfazema, mirra, cedro
Aroma para banho: amadeirado
Sendo, para boa parte das categorias profissionais, um dia de descanso, o sábado é particularmente indicado para resolver assuntos cuja solução seja a longo prazo ou definitivas. Em função disso, qualquer horário do dia é indicado para a realização dos rituais, onde serão privilegiadas as decisões ou ações sobre projetos e empreendimentos envolvendo construções, figuras públicas, pessoas idosas, acordos e contratos, projetos de estudos e assuntos ligados ao conhecimento.
Curiosidade: Alemão=Samstag; Espanhol/Português=Sábado; Francês=Samedi, Italiano=Sabato; Latim=Dies Saturni(Saturno-deus da agricultura, justiça e força). Em sueco e dinamarquês correponde à 'Lördag' e 'Lørdag' repectivamente o "dia do banho".
Ainda sobre o SÁBADO existem correntes pagãs a preconizar que Saturno é a mais temível das forças espirituais, pois com ele vem as pestes, desgraças, lutos, perdas, ruina, devastação.
A força destruitiva das energias de Saturno é terrível, e por isso em magia branca esta força é moderada de forma a criar proteções, ao passo que na magia negra esta força é ampliada de forma a criar devastadores malefícios.
Reza a mitologia que Saturno era um dos titãs, filho do Céu e da Terra. Com uma foice dada por sua mãe mutilou o pai, Urano, tomando o poder entre os deuses graças a um acordo com o seu irmão primogênito que exigiu todos os seus descendentes morressem.
Saturno desposou Réia, de quem nasceram os filhos, Júpiter, Netuno e Plutão, e uma filha, Juno, aos quais devorou avidamente conforme tinha acertado, menos Júpiter que Réia conseguiu poupar o enganando.
Foi expulso do Monte Olimpo (morada dos deuses/céu) por seu filho Júpiter (Zeus), refugiou-se no Lácio. Lá exerceu a soberania e fez reinar a idade do ouro, cheia de paz e abundância, tendo ensinado aos homens a agricultura.
Reparem que o símbolo de Saturno é a foice, não atoa, este instrumento também é retratado como o símbolo do "Ceifador de Almas" - A MORTE.
A história do Sabbath (sábado)
“Na mitologia assírio-babilônica, data-se além de 8 mil anos a crença de que Isthar, a lua, tornava-se indisposta a cada plenilúnio, quando então se observava o sabattu, período de recolhimento dos homens em respeito à Grande Deusa. Veja-se que provém da antiguidade mais remota o útil conselho dado aos maridos para que estes não provoquem suas mulheres em fase pré-menstrual. Durante a indisposição de Isthar, guardava-se o sábado, que primitivamente era mensal, dia considerado nefasto, no qual não se autorizava qualquer tipo de trabalho, nem viajar ou cozinhar alimentos. Com a percepção de que Isthar apresentava fases cíclicas, crescente, cheia, minguante e nova, a cada 7 dias renovadas, a prática do sabattu estendeu-se a todas as semanas de modo a demarcar sempre o último dia da semana.
Pesquisando mais profundamente encontramos o termo grego sabbathéos, literalmente “o sabá divino”, relacionado às sabátidas, festas dedicadas aSabácio, divindade agrícola conhecida na Trácia e na Frígia, com atributos similares aos de Dionísio, ainda que não tão popularizada quanto este. As sabátidas já ocorriam anteriormente a Moisés e ao judaísmo; e a seu deus eram consagrados o trigo e a cevada, da qual se fermentava uma bebida inebriante, servida aos presentes.
Sabácio era representado com chifres na cabeça também chamado Deus-cabrito.
Seus rituais eram semelhantes aos oferecidos à Dionísio (Baco). Pan e Príapo eram igualmente cultuados nas sabátidas, e representavam-se pela figura de faunos ou bodes, senão pelo falo que os substituía, espécie de bastão que todos traziam à reunião, invariavelmente noturna, na qual banqueteavam os convivas, sentados no chão sobre peles de animais caprinos, com as quais também se cobriam encarnando seu comportamento e imitando seus berros.
Neste culto agrário, uma virgem nua, símbolo da fertilidade, em alusão à Demeter (a Mãe Terra), deitava-se sobre a mesa ritualística e recebia sobre o ventre as oferendas, geralmente o trigo e a cerveja, sendo ela própria após o banquete oferecida à divindade caprina dona da festa, sempre encarnada por um sacerdote com máscara de chifres, vestido com pele de cabra, assim como os demais presentes.
Após o gozo do mestre, e enlevados pela bebida, misturavam-se todos não importando o sexo, “fecundando-se” mutuamente. Ao final da festa, semelhantemente às Bacanais, invocava-se o raio, talvez alusão ao mito dionisíaco, posto que esta divindade antes de (re)nascer da coxa de Zeus fora fulminada e esquartejada por raios dos Titãs.
Também a desvirginada do altar arrancava com sua boca a cabeça de um sapo, e a cuspia ao chão, em alusão às Mênades possessas que dilaceravam os animais conforme descreveu Eurípedes de modo perturbador nas Baccantes. Estes eram os originais pagãos, cujas festas celebravam no pago, isto é, no próprio povoado, geralmente nos campos de suas comunidades. “
(O texto "A história do Sabbath" (sábado) foi extraido do artigo 'Sabá das Feiticeiras' autoria de Paulo Urban para revista Planeta nº.346 de Julho/2000)
O SABÁ dentro da cultura judaico-cristã é um dia sagrado e está associado a idéia de descanso e tb ao tempo de adoração e respeito ao Criador.
Sábado, em português, vem do latim sabbatum, que, por sua vez foi emprestado do grego sábbaton. Este, seria proveniente do hebraico shabbat, que, etimologicamente, deriva do verbo shabat (parar). Outras fontes o extraem de seba (sete), ou o tomam como corruptela do termo sabi'at (sétimo dia). Tenhamos em conta ainda que o hebraico sabbat guarda enorme semelhança com sapatu, que em dialeto árcade primevo significava "parada, descanso", também "sono da lua". Nesse caso, o termo hebraico seria originário do grego, ao contrário da primeira hipótese.
Esta data sagrada foi citada no livro do GÊNESIS (Velho Testamento) como sendo o sétimo e derradeiro dia da Criação onde o Senhor descansou:
"Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera." [Genesis 2:2]
"Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera." [Genesis 2:3]"
A observância e lembrança do sabá está assim descrita nos 10 MANDAMENTOS grafado em seu 4º Mandamento:
"Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor, teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de sua casa. Porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do Sábado, e o santificou."
Dentro deste breve estudo sobre a influência do Dia da Semana na magia é nítido o destaque que coloquei sobre o 7º Dia, o Sábado ou Sabá por uma questão lógica de IMPORTÂNCIA.
Podemos concluir que a relevância do Sabá está muito além da cultura judaica-cristã, compreende diretamente as orígens da existência humana e engloba uma gama de diversas divindades tanto pagãs como sagradas das religiões predominantes da atualidade.
Reparem que o dia ao qual sistematicamente sugiro para a realização dos rituais situa-se à meia-noite de sexta-feira em seu findar, ou seja à 0:00h do romper de SÁBADO.
Não por acaso, o SÁBADO possui maior confluência de energias mágicas. E nesta data sagrada tanto para clérigos, religiosos, crentes, pagãos, magos e bruxas que as divindades evocadas se manifestam.